Facebook, Google, Microsoft e Apple: a NSA está monitorando você

A Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA) tem acesso direto a dados como áudio, vídeo, fotografias, e-mails e documentos de servidores internos de grandes empresas de tecnologia como Google, Microsoft, Facebook e Apple, segundo informações do The Guardian e The Washington Post.
O caso surge apenas um dia após a informação de que registros telefônicos de milhões clientes da Verizon estavam sendo monitorados pela NSA, após uma decisão judicial secreta.
O Washington Post revelou slides de um oficial da inteligência americana que estava "horrorizado" com a capacidade dos sistema de monitoramento da NSA e por sua invasão a privacidade. O programa, de codinome PRISM, nunca havia se tornado público.
A lista de serviços incluídos no monitoramento passa por Microsoft, Yahoo, Google, Facebook, PalTalk, AOL, Skype, Youtube e Apple. ODropbox seria o próximo a entrar no programa. De acordo com a apresentação vazada, o PRISM é a principal fonte de informação dos relatórios enviados ao presidente diariamente.

O programa vai muito além da lei que obriga as companhias a atenderem os pedidos do governo por dados, já que oferece à NSA acesso direto aos servidores. E se você acha que isso não diz respeito a você, reveja seus conceitos: A NSA monitora principalmente dados de fora dos EUA. Ou seja, se você usa qualquer serviço de uma dessas empresas, também está sendo monitorado.
Quando a NSA intercepta uma comunicação que possa parecer suspeita (seja lá o que eles considerem "suspeito"), ela é separada e registrada como um "informe". Segundo relatórios da própria agência, são acumulados 2 mil informes por mês. Desde 2007, já foram 77 mil informes.
A Microsoft foi a primeira a aderir ao programa em 2007, seguida pelo Yahoo (2008), Google e Facebook (2009), enquanto a Apple entrou apenas 5 anos depois. O Twitter, por enquanto, ainda não faz parte. Já a Google negou que oferece qualquer "backdoor" para acesso da NSA, e que se importa com a privacidade de seus usuários.
Esse acesos de alto nível foi conferido pela presidente Bush e renovado em 2012 pelo presidente Obama. Não que ninguém tenha perguntado para você. [The Washington Post / The Guardian]


Comentários

Postagens mais visitadas