Cérebro dos viciados em internet, drogas e álcool sofre as mesmas alterações



Que o alcoolismo aumenta o risco de morte por câncer, todos nós sabemos. O que pouca gente sabe é que o relacionamento amoroso pode reduzir o risco do vício de drogas, segundo um estudo feito com animais e divulgado na edição deste mês da revista especializada Journal of Neuroscience.

De acordo com a pesquisa, as drogas viciam porque agem na área do cérebro conhecida como “sistema de recompensas”, que é responsável pelo controle da nossa vontade de comer e fazer sexo. Cientistas daUniversidade Federal da Flórida, nos Estados Unidos, acreditam que os relacionamentos estáveis formados na vida adulta também agem nessa região e podem proteger o cérebro de vícios.

Agora, cientistas que analisaram os cérebros de 17 jovens viciados em internet descobriram diferenças entre a massa branca - que é a parte do cérebro que contém as fibras nervosas - dos viciados na rede e a das pessoas não-viciadas. O estudo, que partiu de exames de ressonância magnética, revelou alterações nas partes do cérebro relacionadas às emoções, tomada de decisões e autocontrole.

Comentários

Postagens mais visitadas