Hackers expõem dados de cartões de 15 mil em Israel


Empresas operadoras de cartões de crédito em Israel anunciaram esta terça-feira que os dados de cerca de 15 mil clientes foram expostos após um ataque de hackers supostamente provenientes da Arábia Saudita a sites do país.

A fuga de informação desperta preocupação em Israel para os riscos de uma possível «guerra cibernética».

Durante a noite desta segunda-feira, hackers que se diziam sauditas invadiram o site One - a principal página de desportos de Israel - anunciando que haviam exposto os dados dos cartões de crédito de 400 mil israelitas e acrescentando um arquivo com os dados.

Os hackers disseram que a fuga dos dados era um «presente de Ano Novo ao mundo» e que eles próprios costumam utilizá-los para fazer compras.

«Será um prazer ver 400 mil israelitas a correr para os bancos e a reclamar que os seus cartões foram roubados», anunciaram os hackers.

Depois de um exame detalhado, três empresas de cartões de crédito informaram que, ao todo, foram expostos os dados de 15 mil cartões, incluindo nomes, números de identidade, telefones e endereços dos titulares.

De acordo com a empresa, na lista publicada pelos hackers muitos dos cartões aparecem mais de cem vezes e muitos dados são incorrectos.

As empresas - Isracard, Leumicard e Cal - afirmaram que já bloquearam transacções online desses cartões e prometeram que os donos não arcarão com a responsabilidade por possíveis roubos em decorrência da fuga dos dados. 

Comentários

Postagens mais visitadas