Banco Bradesco lidera ranking de reclamações

Hoje no ‘Dia internacional dos Direitos do Consumidor', o Procon de São Paulo  divulgou a lista de empresas mais reclamadas em 2011.  O Bradesco aparece em primeiro lugar, em seguida estão a B2W (empresa responsável pelos sites de e-commerce Americanas.com, Submarino e Shoptime), o Itaú Unibanco, a LG e a TIM.
Todas as queixas são de consumidores que não conseguiram solucionar seus problemas pelos canais de atendimento oferecidos pelas empresas e, por isso, foi necessária a abertura de processo administrativo por parte da entidade para tentar resolver a demanda junto aos fornecedores dos produtos ou serviços.
No ano passado, a área de produtos, o que inclui móveis, eletrônicos e vestuário foi a que registrou maior número de reclamações, o que significa 37% do total. Em seguida, com 28%, estão os assuntos financeiros, que são os bancos, as seguradoras e as financeiras.  Os serviços essenciais, principalmente telecomunicações, energia elétrica e saneamento básico representaram 17% do total de demandas.
O destaque foram os atendimentos em relação às compras feitas pela internet, incluindo sites de compras coletivas. Em comparação a 2010, houve aumento de 86% das queixas, principalmente sobre a falta de entrega e defeitos nos produtos adquiridos.

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