País registrou mais de 70 milhões de empregos formais em 2011

O Brasil tem mais de 70 milhões de postos de trabalho formal, considerando dados até o final de 2011. Em comparação a 2010, a quantidade de empregos com carteira assinada aponta um crescimento de 5,6%, segundo informou nesta segunda-feira o Ministério do Trabalho (MTE). Os dados fazem parte da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), entregue pelos empregadores brasileiros anualmente. Em 2010, 66,3 milhões de postos foram informados.

A expectativa inicial do MTE era de que 69 milhões de vínculos empregatícios fossem informados em 2011. Dados prévios computados pela pasta até o final do prazo de envio, na sexta-feira, apontam que cerca de 8 milhões de estabelecimentos haviam enviado seus dados. Na Rais 2010, 7,7 milhões de estabelecimentos enviaram dados ao MTE.

O MTE afirma que agora, com o fim do prazo de envio de dados, começa a fase de processamento, análise e tabulação. Segundo a pasta, essas informações irão “subsidiar o monitoramento, análise e avaliação do mercado formal de trabalho e alimentar a formulação de políticas públicas”. A RAIS é o único instrumento do governo para identificação dos trabalhadores ao Abono Salarial, apontou o MTE.

As empresas que não fizeram a declaração até sexta-feira, dia 23, podem enviar as informações com atraso, e pagarão multa a partir de R$ 425,64, acrescidos de R$ 106,40 por bimestre de atraso.

A RAIS é um registro administrativo criado em 1975, com declaração anual e obrigatória a todos os estabelecimentos existentes no território nacional. As informações captadas sobre o mercado de trabalho formal referem-se aos empregados Celetistas, Estatutários, Avulsos e Temporários, entre outros, segundo remuneração, grau de instrução, ocupação e nacionalidade, entre outros recortes.
Da Agência O Globo

Comentários

Postagens mais visitadas