Robô 'Chita', desenvolvido nos EUA, bate recorde de velocidade


WASHINGTON, 6 Mar 2012 (AFP) -A agência de pesquisas do Pentágono, sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, criou o robô terrestre mais rápido já desenvolvido, chamado ''Chita'', capaz de correr a uma velocidade de 29 km/h, anunciaram cientistas esta semana.
Sem cabeça e do tamanho de um cachorro pequeno, o robô aparece praticando exercícios em uma esteira em fotos e vídeos divulgados na segunda-feira pela Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa (DARPA, na sigla em inglês).
"Os movimentos do robô foram modelados para imitar animais velozes na natureza", informou a DARPA em um comunicado.
"O robô aumenta a velocidade de corrida mediante a flexão e a inflexão de suas costas em cada passo, de forma muito similar à de uma chita real", acrescentou.
''Chita'' bateu um "novo recorde de velocidade em terra para um robô com patas", superando o detentor anterior da marca de 21,1 km/h, estabelecida por uma equipe do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), em 1989, acrescentou a agência.
O robô consegue correr significativamente mais rápido do que o ser humano médio, mas não seria capaz de manter o ritmo do medalhista de ouro olímpico Usain Bolt, o velocista jamaicano, que registrou quase 45 km/h.
Ele foi criado pela Boston Dynamics em Waltham, Massachusetts (leste), e financiado como parte do programa de Máxima Mobilidade e Manipulação (M3) da DARPA, que busca fazer ponta em tecnologia robótica.
Algum dia, estes robôs rápidos talvez possam ajudar o Exército americano em missões que impliquem retirar bombas em estradas ou enfrentar outros perigos no campo de batalha, acrescentou a DARPA, que se negou a dar mais informações.

Comentários

Postagens mais visitadas