Brasileirão 2012 começa hoje com 3 jogos

Começa hoje, 19, com 3 jogos, o Campeonato Brasileiro de 2012. São 20 equipes distribuídas por quatro regiões do país – apenas a Norte não têm representantes – em busca da conquista do maior título do futebol nacional. No total, serão 38 rodadas até o fim da competição, agendada para o dia 2 de dezembro.
Na estréia neste sábado, Sport, Portuguesa, e Náutico – recém-ingressos na primeira divisão – enfrentam respectivamente Flamengo, Palmeiras, e Figueirense. A Ponte Preta, outra equipe que também voltou para a Série A deste ano, enfrenta o Atlético-MG no domingo. Também no domingo, o atual campeão Corinthians recebe o Fluminense, o Vasco, segundo colocado em 2011, enfrenta o Grêmio.
No Engenhão, Botafogo e São Paulo duelam, enquanto que no Beira – Rio, o Internacional recebe o Coritiba. Fechando a rodada, Cruzeiro e Atletico – GO se enfrentam no Parque dos Sábias e no Pituaçu, o Bahia joga contra o Santos.
Esta é a nona edição do Brasileirão disputado pelo sistema de pontos corridos. Desde que a competição iniciou com o sistema de pontuação para definir o campeão, apenas um time fora do eixo Rio-São Paulo levantou a taça, o Cruzeiro comandado pelo técnico Vanderlei Luxemburgo em 2003.
De lá para cá, os paulistas venceram a competição por seis vezes com São Paulo (2006, 07 e 08), Corinthians (2005 e 2011) e Santos (2004), enquanto os cariocas levantaram o troféu por duas – Flamengo (2009) e Fluminense (2010).
Maiores vencedores
Denominado Campeonato Brasileiro em 1971, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) considerava até 2010 apenas os clubes vencedores neste período como campeões nacionais. A partir desta data, a instituição que comanda o futebol brasileiro começou a reconhecer a Taça Brasil e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa (Taça de Parta) como nacionais, deixando a Copa União de 1987 – vencida pelo Flamengo – de fora.
Com isso, o São Paulo, antes o maior vencedor com seis taças, perdeu o posto para Palmeiras e Santos, que somam oito títulos nacionais. Na terceira colocação do ranking de títulos, aparecem Corinthians e Flamengo (5), seguidos por Vasco (4), Fluminense (3), Internacional (3), Grêmio, Botafogo, Bahia e Cruzeiro (2), e Sport, Atlético – MG, Atlético – PR, Coritiba e Guarani, com apenas uma conquista.
A quantidade de títulos também demonstra que as regiões com as maiores economias do país, são as que mais investem no esporte.
Sudeste 
A região Sudeste é disparada a maior vencedora da competição. Nas 55 edições contabilizadas pela CBF, as equipes dos Estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, levantaram o caneco por 45 vezes.
A supremacia é tanta, que de 1997 até o ano passado, apenas um título não ficou com uma das unidades federativas acima – o Atlético – PR em 2011. Entre todos os finalistas da história do Brasileirão, somente uma vez não houve representante da região, na final de 1988 entre Bahia e Internacional.
Para 2012, doze equipes entrarão na disputa, seis de São Paulo, quatro do Rio de Janeiro e dois de Minas Gerais.
Sul 
Atrás da região Sudeste, aparece a Sul como maior vencedora do torneio. Dois times do Rio Grande do Sul e dois do Paraná, já levantaram a taça de melhor do Brasil pelo menos uma vez.
O Internacional aparece como maior campeão, somando três conquistas, seguido pelo maior rival, o Grêmio, responsável por dois títulos. O Atlético – PR – que disputará a segunda divisão em 2012 – e o Coritiba venceram a disputa uma vez, ao enfrentar na final adversários com pouca tradição no futebol atual, São Caetano e Bangu respectivamente.
Em 2012, a região terá quatro times na divisão principal, dois gaúchos, um paranaense e um catarinense, o Figueirense. No ano passado, além do “Furacão”, os sulistas viram o Avaí também cair para série B.
Nordeste 
Pivô de uma conquista discutida até hoje, o Sport de Recife foi considerado o campeão nacional de 1987, após vencer o módulo Amarelo e ver o adversário Flamengo campeão do módulo Verde, se negar a disputar o título na ocasião.
Após 23 anos de interrogações, a entidade declarou o time pernambucano como o legítimo campeão nacional daquele ano, diminuindo em seu ranking uma conquista dos cariocas.
Outro vencedor da região, o Bahia é bicampeão nacional com conquistas em 1959 e 1988. Este ano, além das duas equipes, o Náutico tentará superar os adversários e triunfar na competição.
Centro – Oeste/Norte
Sem nunca ter conquistado títulos no Brasileirão, as regiões terão apenas um representante no campeonato de 2012, o Atlético – GO. Os nortistas não emplacam um clube na primeira divisão do nacional desde 2005, quando o Paysandu foi rebaixado para a série B.

Comentários

Postagens mais visitadas