Nasa calcula que 4,7 mil asteroides são perigosos à Terra

Segundo a agência espacial americana, eles estão relativamente próximos, a cerca de oito milhões de quilômetros.
Houston - Levantamento da Nasa identificou 4,7 mil asteroides potencialmente perigosos para a Terra, de acordo com dados da sonda Wise, que analisa o espaço com luz infravermelha. Segundo a agência espacial americana, eles estão relativamente próximos, a cerca de oito milhões de quilômetros. Além disso, são suficientemente grandes para causar danos se caírem na superfície do nosso planeta.
As informações fazem parte do projeto NeoWise, que estudou detalhadamente 107 asteroides. Estes dados foram usados para fazer projeções pelos especialistas, que, assim, conseguiram calcular o total de 4,7 mil asteroides. A projeção tem margem de erro de 1,5 mil para mais ou para menos. Até hoje, cerca de 20% a 30% destes corpos celestes já foram localizados.
O número de asteroides potencialmente perigosos não está distante de estimativas anteriores. Porém, o NeoWise permite um cálculo mais preciso não apenas em relação ao número total, mas também quanto aos tamanhos dos asteroides.
- A análise do NeoWise nos mostra que estamos em um bom começo na busca por estes objetos que realmente podem causar impactos perigosos na Terra – disse Lindley Johnson, responsável pelo programa de Observação de Objetos Próximos. - Porém, temos muitos mais para descobrir, e isso requer um esforço concentrado durante as próximas décadas para encontrar todos os que poderiam causar danos ou ser o destino das missões do futuro.


Comentários

Postagens mais visitadas