Vacinação contra a gripe H1N1 é neste sábado

Congestão nasal, tosse, rouquidão, febre, mal- estar e dor de cabeça. Esses são indícios da Influenza A (H1N1), mais conhecida como Gripe Suína. A pandemia ficou conhecida após matar cerca de 17.700 pessoas no mundo em 2009. No Brasil, foram confirmados 1.632 óbitos naquele ano. Em 2011, o número caiu para 21. Para diminuir o risco de um novo surto da doença, começa hoje a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza.
Todas as Unidades Básicas de Saúde do país estarão distribuindo a vacina, das 8h às 17h. Na Região Metropolitana do Recife, também foram implantados postos volantes, espalhados nos principais polos de circulação de pessoas, como supermercados e praças. Ao total, são certo de seis mil pontos no país.

Serão vacinados gratuitamente gestantes, idosos e crianças entre seis meses e dois anos. O grupo prioritário da ação também enquadra indígenas, trabalhadores de saúde que atuem em serviços de referência para pacientes com Influenza e pessoas com HIV, asma e diabetes. No caso das crianças, a vacinação acontece em duas etapas. A segunda dose é ministrada 30 dias após a primeira. Aquelas que tomaram a vacina no ano passado, entretanto, devem tomar apenas uma dose.
A imunização acontece até o dia 25 de maio e é contraindicada a pessoas que tenham alergia severa a ovo ou estejam com febre alta. Não há restrição para quem tomou outra vacina. O Ministério da Saúda recomenda que a pessoa passe 48 sem doar sangue após a dosagem. A campanha foi iniciada ontem, na Praça Frederico Lundgren, em Paulista, visando principalmente à vacinação de idosos.

A vacina contém três vírus da influenza, um da gripe comum e outro da H1N1. “Estamos em um momento de prevenção. A vacinação é importante principalmente em idosos e crianças. Em 2011 conseguimos diminuir o número de pessoas internadas”, disse a coordenadora do Programa de Imunização do estado de Pernambuco, Ana Catarina Melo. Em 2011, o estado conseguiu vacinar 90% do público prioritário, que é de 1,3 milhão de pernambucanos. No Brasil, o percentual foi de
84,01%. A expectativa é de que sejam vacinados 80% do público total de 1,3 milhão de pernambucanos do grupo prioritário.

Comentários

Postagens mais visitadas