GIFs animados: 25 anos de história

Confira um pouco da história de um dos maiores símbolos da internet mundial.

“Amor e ódio”. Essa é a relação que a história da internet tem com os GIFs animados. O formato de imagem que acaba de completar 25 anos foi muito utilizado entre o final da década de 1980 e por toda a década de 1990, mas foi renegado nos últimos anos. Atualmente, a “cultura GIF” foi retomada, graças aos diversos blogs de humor que os trouxeram novamente.
O famoso bebê dançarino
O formato surgiu em 1987, sendo introduzido pela CompuServ. O grande objetivo dele era permitir que imagens coloridas fossem adicionadas às páginas da internet. Vale lembrar que naquela época as conexões eram muito lentas, por isso era difícil realizar o carregamento de sites pesados. Os GIFs animados surgiram no mesmo ano e logo se tornaram a febre da internet mundial.

Década de 1990: o ápice dos GIFs animados

Por muito tempo, foi praticamente impossível encontrar uma página da internet que não tivesse GIFs animados em suas estruturas. E isso não se limita aos conteúdos publicados, mas também aos ícones e objetos decorativos das páginas. Se você não acessava a internet nesse período, pergunte a alguém que já o fazia. Qualquer pessoa pode dizer que não entendia boa parte dos GIFs da época.
Muitas páginas tornaram populares alguns GIFs bem divertidos. O bebê dançando, por exemplo, foi aplicado a sites que não fazem a menor conexão com crianças. Outro que ficou muito conhecido foi o “Em construção!”. Em vez de os sites ocultarem determinadas páginas, eles deixavam os links disponíveis e adicionavam GIFs mostrando que a página ainda não estava pronta.
Encontrar isso nunca era algo bom.

O declínio nos anos 2000

Junto com os anos 2000, também veio o início da popularização da banda larga. Com isso, os GIFs animados começaram a ser renegados. Em vez de páginas baseadas em HTML, a linguagem da vez era o Flash, que não era nada leve, mas permitia animações e interações muito divertidas para os internautas. Foi o início de uma nova era na web mundial.


Comentários

Postagens mais visitadas