Umidade do ar aumenta e cidade de SP sai do estado de alerta

CGE recomenda que prática de exercícios aconteça antes das 10h e depois das 22h

O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), órgão municipal responsável pela previsão meteorológica, retirou toda a cidade de São Paulo do estado de alerta por causa da baixa umidade relativa do ar. Por volta das 19h40, a capital paulista entrou em situação de observação, pois a umidade relativa do ar estava em torno de 40%. 

Leia mais notícias em São Paulo 
Nesta tarde, o centro meteorológico registrou a tarde mais seca do ano. No medidor que fica próximo ao aeroporto de Congonhas, na zona sul, foi registrado apenas 10% de umidade relativa do ar. 

Nos meses em que há pouca chuva é comum que a umidade do ar fique reduzida, o que causa um aumento nos níveis de dióxido de enxofre e material particulado. A situação propicia o surgimento ou agravamento de doenças respiratórias, cardiovasculares e oculares. 

A Defesa Civil recomenda que, quando a umidade estiver abaixo de 20%, a prática de exercícios e trabalhos ao ar livre, por exemplo, sejam feitos antes das 10h e depois das 16h. Evitar aglomerações em ambientes fechados e umidificar os ambientes são alternativas para minimizar o impacto do tempo seco na saúde. 

Os principais sintomas do tempo seco são o ressecamento da mucosa do nariz e da garganta, a piora de doenças respiratórias (com asma, bronquite e rinite), o ressecamento da pele e a irritação dos olhos. 

Nos próximos dias, a massa de ar seco e quente continua atuando sobre todo estado de São Paulo, mantendo o tempo estável. O sol predomina e não há previsão de chuva. Os índices de umidade do ar ficam baixos durante as tardes, oscilando em torno dos 30%. As temperaturas variam entre a mínima de 14ºC e a máxima de 27ºC.


Comentários

Postagens mais visitadas