Twitter iniciará certificação de parceiros no Brasil em 2013

Escritório da empresa no país, o terceiro no mundo fora dos Estados Unidos, dará suporte aos parceiros locais para fortalecer o ecossistema

O Twitter anunciou formalmente nesta quarta-feira, 5 de dezembro, o início das operações de seu escritório no Brasil, em São Paulo, o terceiro da empresa fora dos Estados Unidos e o primeiro da América Latina. A intenção é claramente a de fomentar o ecossistema comercial em torno do microblog no país, o quinto em tráfego do Twitter no mundo. Razão pela qual, entre as primeiras ações, além da segmentação maior da audiência com o aumento do número de cidades brasileiras com Trending Topics (TTs), estará a certificação de parceiros.
Segundo Guilherme Ribenboim, diretor-geral do Twitter Brasil, o suporte ao ecossistema local, especialmente às agências de publicidade e marketing digital, está entre as maiores queixas ouvidas por ele desde que assumiu o cargo, há mais ou menos um mês. Ribenboim foi anunciado como diretor-geral do Twitter no Brasil em 7 de novembro. Antes, o executivo comandava as operações do site de compras coletivas Clickon. Também foi responsável pela operação do Yahoo no país.
Lá fora, desde agosto  passado, o Programa de Produtos Certificados serve como guia para o mercado na escolha das ferramentas mais adequadas para uso do microblog como ferramenta de marketing e publicidade digital.
"A certificação de parceiros que operam no Brasil não vai demorar. Deve começar no iício de 2013. Já temos várias empresas interessadas", disse Ribenboim, que vê na ação uma forma de ajudar a tangibilizar o conteúdo do Twitter para as ações de marketing e publicidade. "Existem muitas empresas que pegam as APIs do Twitter e criam produtos direcionados para gerar valor para outras empresas e marcas. Vamos ajudar esse ecossistema a se consolidar no pais", afirmou o executivo.
Nos Estados Unidos o programa já certificou 12 empresas, nos sgmentos de analytics, engajamento e venda de dados.
Além do Brasil, o Twitter tem escritórios regionais no Japão e no Reino Unido.  A abertura do escritório no país demonstra a importância do Brasil para a estartégia de crescimento dos negócios da empresa, através das contas e dos conteúdos patrocinados, segundo Shailesh Rao, vice-presidente de operações internacionais do Twitter.
Os executivos evitaram dar números sobre investimentos e a quantidade de funcionários prevista para  escritório brasileiro. "Sabemos que a venda de operações de marketing e publicidade no Twitter  é uma venda mais consultiva. Não temos um produto de prateleira. Por isso, teremos o número suficiente de pessoas para atender o mercado como ele deve ser atendido", explica Ribenboim.
Também não revelaram números sobre a audiência no país. Disseram apenas que  o Brasil está entre os cinco maiores mercados do microblog, com um dos maiores números de usuários ativos, o que reponde por boa parte da audiência da América Latina, que hoje representa 16% da audiência do Twitter no mundo, estimada em 140 milhões usuários ativos (que acessam ao menos uma vez ao mês). Segundo a comScore, cerca de 27 milhões de internautas utilizam o serviço na América Latina.
Novas cidades com TTs próprios
Durante o anúncio do início das operações no país, Guilherme Ribenboim anunciou uma nova estratégia de segmentação do mercado.Já a partir deste mês, cidades como Porto Alegre, Curitiba e Belo Horizonte poderão conferir os assuntos mais debatidos na região. Com essa segmentação, a empresa espera ser mais atraente para os anunciantes.
Além de Brasília, Rio e Salvador, outras 12 cidades brasileiras terão trending topics próprios. Manaus,Fortaleza e Salvador já estão no ar. Completam a lista Recife, Belém, Goiânia, Guarulhos, Campinas e São Luis.

Comentários

Postagens mais visitadas