Câmara de SP aprova "Dia da Independência Corintiana" e cria polêmica



Foi sancionada nesta quarta-feira, na cidade de São Paulo, a lei municipal 15.741, que inclui no calendário oficial de eventos da cidade o Dia da Independência Corintiana. A data escolhida para a homenagem é 4 de julho, em alusão ao dia em que o Corinthians derrotou o Boca Juniors por 2 a 0 na final da Copa Libertadores da América de 2012, conquistando pela primeira vez o mais importante título do futebol sul-americano.
A lei é um projeto dos vereadores Antônio Goulart (PSD), David Soares (PSD) e Juscelino Gadelha (PSB). Por coincidência, a sanção foi dada no dia em que Corinthians e Boca Juniors se reencontram pela Copa Libertadores de 2013 no Estádio do Pacaembu – desta vez, pelas oitavas de final da competição. Na partida de ida deste ano, em Buenos Aires, o Boca venceu por 1 a 0 e abriu ligeira vantagem na briga por uma vaga nas quartas de final.
Conselheiro vitalício do Corinthians e membro fundador da torcida organizada Gaviões da Fiel, Goulart justificou a ideia da lei. Segundo a assessoria de imprensa do vereador, o dia 4 de julho ganhou importância para o torcedor corintiano, que “há anos era alvo de gozações dos rivais, que já tinham conquistado o torneio, enquanto o Corinthians sofria com traumáticas eliminações”.
“Quem é corintiano jamais vai esquecer aquela noite. Tínhamos que vencer e, finalmente, conseguimos tirar esse fardo das nossas costas”, se explica Goulart. “Foram anos de angustia que, a partir daquele dia, foram exorcizados, estamos libertados”, completou.
Administrador de empresas de formação, Goulart se destacou nos últimos anos por projetos de lei ligados ao clube do coração. Em 2009, apresentou projeto para conceder ao então atacante Ronaldo o título de Cidadão Paulistano, aprovado pela Câmara e entregue em 2010. Em abril de 2013, o homenageado com o título foi o ex-atacante Neto, atual comentarista de TV.
Recepção negativa
A lei sancionada foi muito criticada por internautas na tarde desta quarta-feira no Twitter. Em sua maioria, os usuários da rede de microblogs cobraram vereadores mais atuantes em áreas além do esporte.
“Dia da Independência Corintiana é uma das coisas mais ridículas que já vi”, lamentou @renandocouto. “Indpendência vai ser o dia que o corintiano (e todos os outros paulistanos) tiverem bom transporte público, saúde, educação”, completou.
“Que palhaçada é essa, Câmara dos Vereadores de São Paulo? (Óbvio que o Goulart está 

Comentários

Postagens mais visitadas