Google lança serviço de música online e muda visual dos mapas


Além do Maps, outra grande mudança gráfica e de funcionalidades foi feita na rede social Google+


A conferência anual de desenvolvedores do Google começou nesta quarta-feira em São Francisco, nos Estados Unidos, com o anúncio de um novo serviço de música online da empresa, além de uma série de mudanças radicais na ferramenta de mapas e na rede social Google+. Em uma apresentação que durou cerca de três horas e meia, o Google confirmou o lançamento do seu serviço de streaming (transmissão instantânea) de música: o Google Play Music All Access.
A ferramenta permite ouvir online milhões de álbuns disponíveis na loja de música dentro do Google Play (loja de aplicativos do Android) e será mais um concorrente no disputado mercado de streaming de canções pela internet, já tomado por empresas como Rdio, Deezer, Spotify e o recém-lançado #music, do Twitter. O serviço funciona nos smartphones e tablets com o sistema Android e também em uma versão para a web. Para usá-lo, as pessoas devem pagar uma mensalidade de US$$ 9,99, e o primeiro mês é gratuito. Até 30 de junho, há um preço promocional de US$$ 7,99 por mês. O Google Play Music All Access está disponível inicialmente apenas nos Estados Unidos. Segundo Chris Yerga, diretor de engenharia do Google, outros locais terão acesso ao serviço “em breve”.
O Spotify, principal concorrente do Google, funciona em cerca de 30 países. Entre as características, o serviço do Google oferece sugestões personalizadas de músicas e artistas para ouvir e permite transformar qualquer faixa em uma estação de rádio. Localização O Google também aproveitou a apresentação para mostrar uma reformulação completa do Google Maps. O novo visual dá mais espaço para os mapas do serviço e facilita a busca por estabelecimentos comerciais pelas cidades. Segundo o Google, a mudança vai facilitar a descoberta por lugares novos que estão próximos aos endereços pesquisados.
Segundo o Google, atualmente 200 países são cobertos pelo sistema, incluindo a Coreia do Norte. Desses, 50 já contam com o serviço Street View, que permite ter uma visão das ruas. Nos Estados Unidos, o usuário poderá usar a ferramenta para avaliar serviços, como um restaurante, por meio da integração com a tecnologia da Zagat, empresa adquirida pelo Google que criou um site de avaliações. Os estabelecimentos, por sua vez, poderão fazer anúncios e divulgar cardápios e promoções no Google.
A estreia do serviço será com o Starbucks. Um botão chamado “Explore” vai ajudar o usuário a encontrar mais opções sobre o que fazer. A ideia, segundo o Google, é que o serviço seja cada vez mais customizado e interativo. O Maps ganhará uma nova versão para os sistemas iOS e Android que melhora o sistema de navegação GPS. O app será capaz de refazer automaticamente uma rota, assim como enviar alertas sobre acidentes e mostrar mais detalhes sobre o caminho a ser percorrido. Também terá um zoom mais suave e imagens de prédios em 3D.
Social 
Além do Maps, outra grande mudança gráfica e de funcionalidades foi feita na rede social Google+. Entre mais de 41 modificações, os perfis dos usuários ganharam uma nova interface em que as atualizações agora aparecem em três colunas. Fotografias e vídeos aparecem com destaque, ocupando duas colunas. A mudança já está no ar. A rede social também ganhou novidades no Hangouts. A ferramenta de chamadas em vídeo descola-se do Google+ e passa a integrar todos os serviços de mensagens e vídeo da empresa. O app, que poderá ser acessado em diferentes dispositivos, se transforma em uma plataforma unificada que agrega o velho Hangouts, o Gtalk e o bate-papo do Google+.

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