Vacinação contra a gripe é prorrogada de novoA campanha vai até 29 de maio e pretende atingir 80% do público. Até ontem 74,79% tomaram a vacina



Com  o objetivo em  atingir o maior número possível de pessoas vacinadas no município, a  Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe foi prorrogada novamente –  desta vez para o dia  29 de maio. 
A meta de cobertura estabelecida pelo Ministério da Saúde foi de 80% do total estimado do público alvo. Em Bauru, até ontem  74,79% haviam tomado a dose.
Crianças  com idades entre seis meses e dois anos,  gestantes, trabalhadores da saúde, mulheres em pós-parto, adultos com 60 anos ou mais,  portadores de doenças crônicas e população indígena que  ainda não se imunizaram  devem se dirigir a qualquer uma das unidades de Saúde da rede municipal (das 8h às 16h30) ou no Hospital Estadual (das 8h às 15h30). Nos casos das unidades básicas que funcionam até às 19h, as doses estarão disponíveis até às 18h30.
Segundo o levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, até ontem trabalhadores da área da saúde lideravam a campanha com 93,5% das vacinas tomadas. Gestantes com 69,1% e crianças com 66.77% eram o grupo que menos receberam a dose.
 “A campanha de vacinação deve começar a ser vista com bons olhos. É  um incentivo do governo e também uma precaução da própria mãe com o bebê”, disse a gestante Juliana Garcia, que tomou a vacina no início da campanha.
Para os pais do pequeno Igor, de cinco meses, cuidar nunca foi excesso. “O que a gente pode fazer , fazemos. Crianças já são frágeis e bebês, mais  ainda. Então, é importante cuidar da saúde deles e trazê-los para tomar a vacina sempre”, contou o casal Bruna Soares  e Vinicius de Paula Soares.
Já para  Andressa Elias, trazer a sobrinha Brendah, de seis meses para tomar as doses ontem à tarde, foi um ato de coragem.
“A mãe dela está do lado de fora esperando porque ficou com dó de vê-la chorar. Resolvi trazer. Pois já é difícil cuidar de criança e se fica doente é mais complicado ainda. E quando tem uma maneira de proteger eu acho importantíssimo você  dar uma certa atenção e buscar prevenir a criança de qualquer doença”, ressaltou Andressa.
A doença / A gripe é uma infecção viral que afeta o sistema respiratório, mais precisamente o nariz, a garganta e os brônquios. O contágio ocorre de forma direta através de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir,  espirrar ou de forma indireta, por meio das mãos .

Quem tem doença crônica deve ter receita
Os portadores de doenças crônicas deverão apresentar uma receita com indicação médica ou uma receita recente com os medicamentos em uso

Comentários

Postagens mais visitadas