Patriota: esclarecimentos dos EUA sobre espionagem não foram suficientes Senadores querem CPI para apurar vigilância americana

O ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, disse que o governo brasileiro não ficou satisfeito com as informações prestadas até agora pelo governo norte-americano sobre as denúncias de espionagem. “Por isso criamos a comissão técnica que vai se dedicar a esse caso”, explicou, reiterando que o país deve recorrer à ONU em relação à denúncia.
Patriota afirmou também que as denúncias de monitoramento das comunicações no Brasil pelo governo norte-americano ferem a soberania, os direitos humanos e outros tratados. Durante reunião conjunta das Comissões de Relações Exteriores da Câmara e do Senado, Patriota disse ainda que o episódio configura uma questão altamente sensível a ser tratada não só bilateralmente mas também nas Organização das Nações Unidas.
“Ainda estamos estudando mecanismos para isso", disse. O ministro explicou ainda que um código de conduta na Internet ainda enfrenta dificuldades para ser adotado multilateralmente. Ele reiterou que a questão envolve diferentes ministérios e órgãos públicos, como Ministério da Defesa, Comunicações, Justiça e a Anatel.

Comentários

Postagens mais visitadas